Módulo esquentando muito - O que fazer?

Hoje vou ensinar como instalar um cooler de pc em módulos amplificadores, isto só é necessário caso ele esteja esquentando mesmo se usado dentro das especificações corretas.

Geralmente módulos amplificadores desenvolvidos para som automotivo, especialmente os de classe AB e também os mais baratos, já trabalham bem quentes, devem ser instalados em locais ventilados e não foram projetados para trabalhar por várias horas sem intervalos, isso acaba gerando constrangimento ao dono do som que fica "na mão" quando a galera tá lá curtindo o som e derrepente para tudo e a luz de "proteção" fica acesa até o módulo esfriar.

Em primeiro lugar, não se deve utilizar alto-falantes com a impedância menor do que a mínima suportada pelo amplificador (exceto quando se tenta "turbinar" o módulo) e esse costuma ser o maior vilão em casos de superaquecimento. Se você está utilizando a impedância correta e seu módulo ainda esquenta que quase da pra fritar um ovo nele e entra em proteção, então é hora de "forçar" a ventilação para que ele fique tocando por mais tempo.

Alguns fabricantes já notaram tal necessidade e o cooler já vem instalado no amplificador, mas se seu módulo não tem cooler e apresenta problemas de superaquecimento não se preocupe: instalar um cooler não requer conhecimento avançado, requer apenas atenção.

Dicas de instalação:

- Não há limites de coolers pra um módulo, você pode colocar quantos achar necessário, afinal o cooler consome apenas 0,23 Ah.
- Antes de instalar o cooler em qualquer lugar da superfície do módulo, analise primeiro as áreas do módulo que esquentam mais, pois são estas áreas que dissipam o calor dos transistores e é nelas que os coolers devem atuar, na maioria dos casos são as laterais dos módulos.
- Para fixar o cooler no módulo você pode utilizar cola de contato ou fita de dupla-face.
- Para o cooler funcionar apenas quando o som estiver ligado, ligue o terminal negativo junto ao terminal negativo do módulo e o positivo junto ao remote do módulo.

Onde encontrar: Qualquer loja de informática tem desses pra vender, é o mesmo utilizado em fontes de computadores, para não fazer confusão e o balconista não te empurrar um cooler de processador, diga que quer um cooler FAN apenas para ventilação do gabinete que custa cerca de 15 reais o médio e 25 reais o grande.


Até a próxima!

71 comentários:

  1. pois e... tenho um booster ba2100 3000wrms
    ele ta esquentando bastante so que to usando os falantes sertos, na verdade, ate mais fraco do que os recomendados, e de 4 ohms como pede o manual, vou ver se consigo colocar umas 3 fans nele de 120 mm, so que ao inves de colar ele no dissipador, quero ver se furo a tampa do modulo e coloco 2 soprando ar frio pra dentro e 1 tirando o ar quente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola amigo!!! estes modulos não possuem 3000rms não!! no max 1500rms mas não deve tocar isso tudo ainda! eu tive um! ;)e estes modulos esquentam mesmo! abraço!

      Excluir
    2. Cara eu tive um e eu colocava pano molhado bem molhado quase pingando em cima dele pra ele tocar bastante sem bater na proteção. E dava certo, até o dia que o ladrão arrombou o carro e levou ele. Na verdade o diabo me fez um favor porque eu ja não aguentava mais ficar molhando pano e colocando nele. Eu ja havia usado antes coolers de 12cm coloquei na época dois soprando para dentro e saindo o ar pelas laterais. E nada, o maldito parava na proteção mesmo. Então eu aumentei a amperagem da bateria e coloquei um megacapacitor. E o maldito ainda ficou esquentando. Meu problema só ficou resolvido com as flanelas molhadas. Fica a dica, estou providenciando um SSL 5000wrms esse é mono e toca muito. Outro para os drivers 1500wrms e um croosover para os cortes ficarem perfeitos. Bateria de 100ah pra começar, Mega capacitor que o ladrão não levou e estou montando dois subs de 220/20 Bobina 99/30 1500rms 15" 04 drivers HDC 3000 200rms Batistaka. Daqui apouco quero 4 Mid Range para de 8" pra ficar uma caixa legal e paredão de dar gosto. Depois de tudo pronto vou fazer um vídeo e postar no youtube.

      Excluir
    3. eu tenho um booter ba2100 no carro ta ligado 3 subwoofer de 400 watts RMS e não esquenta tamo,muita gente diz que esse módulo esquenta de mais na minha opinião ele esquenta o normal depende da ligação de cada um se tiver casando impedancia e não tiver sobrecarregando a potencia em RMS do módulo não frita não..

      Excluir
    4. kkkkkkkkkkkkkkk esse diabo sempre aprontando o meu BANDA 80 rms da pra frita ovo em cima ja faz tempo que não uso gaz de cozinha pra cozinhar em casa ,e pra esfriar o modulo eu coloco ventilador de casa mesmo virado pra ele.

      Excluir
  2. cara to pensando fazer o msm....o modulo e bom mais nao toca muito tempo nao.da dõ de furar mais vai ser o jeito msm.

    ResponderExcluir
  3. Tenho um modulo STETSOM CL500 120RMS(60x2 2ΩOhms)
    e (50x2 4ΩOhms). Ele esta empurrando 2Subwoofer's de 300W PMPO cada Subwoofer( Obs:Não sei quanto dá 300PMPO=??RMS).
    E o modulo esta esquentando muito, estou com medo dele queimar. Voces poderiam me dar uma dica?
    Por horas vou tentar refrigerar o modulo com um cooler de PC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara esse modulo é muito fraco pra teus sub pois os dois da 300rms e teu modulo so toca 120rms 2x60rms tu precisa um que toque 2x150rms ou seja 300rms.

      Excluir
    2. estou com um buster de 450 e 2 corneta d200 e um twetwer e um fonte usina de 40 e meu modulo ta clipando dms ela ta ligado na energia

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. instalei dois coolers em meu ba 600.4

    http://www.youtube.com/watch?v=kgD43DETQN8

    olhem no vídeo e observem os detalhes na descrição

    a instalação é super simples

    ResponderExcluir
  6. estou com um explosound xm 2600(800rms)empurrando 2 bomber upgrade ,o q ta acontecendo é que esse fds ele começou a entrar em proteçao, ae agora quando eu quero aumenta o som,ele entra em proteçao,ae quando vou ver ele ta super quente,sera que os coolers me ajudariam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara tbm estava com o msm problema , e era um fio fio positivo encostando no negativo. tenta rever sua ligaçao.

      Excluir
  7. Eu tenho u modulo da b.buster 3000 GL e esta entrando em proteção mas quando eu tiro os cabo RCA e desliga o radio e liga de novo ela volta a funcionar mais quando eu conecto os cabo de novo ela entra em proteção novamente alguém sabe me informa oque pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo seu problema ai esta no modulo mande ele em alguma eletronica especializada que eles arrumao.

      Excluir
  8. p*t* que p*riu por que o meu módulo ferve tanto?deve dar +- uns 45 graus de temperatura chega a queimar a mão
    não tem como trocar capacitores e transistores ou outras peças para evitar o sobreaquecimento tenho um booster ba 2100 3000 watts pmpo
    qual seria recomendado que não esquente tanto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja resolveu? Se não me mande todos os componentes do seu som que irei lhe ajudar...

      Excluir
    2. Opa amigo poderia me ajudar? Tenho um Hurricane h1 480.4... Toca 2 d250x 2 st200 e par de 6x9 ( em bridge) e no outro canal em bridge tmb um rex de 800w. Porem meu modulo esquenta muito... Entrou em proteção e esta na assistência... Se poder me dah algumas dicas... Grato

      Excluir
  9. tenho um B52 de 1800w e esquenta muito para toca 2 woofer de 450rms e 4 cornatas e 2 tweeter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ser resolver seu poblema me avisa

      Excluir
    2. Amigo tenho uma dessa a B52. RC855 sei lah. Tenho 2 pioneer ws310, 4 cornetas e 2 tweeters. A minha era só "abrir o verbo" que entrava em Modo de Segurança. Fiz o certo, comprei um Taramps TS400X4 para as cornetas e tweeters, mais modulo mais consumo, comprei uma Bateria Extranger 150amp e agora ela ta que nem picolé rsrsrsrs Haja alarme.... Compre um Mod. só para os Estéreos e veja a diferença

      Excluir
  10. Olá, estou montando um som, e já tenho um alto falante Rex de 800 rms e uma selenium d250x, queria saber agora qual modulo mais em conta eu poderia comprar, e que aguentasse tocar isso tb ne! Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já montou? Acho que já, mais se for só esses componentes compre uma de no Minimo 1200 w rms. Ok mais especifique mais, impedãncia do falante e corneta....

      Excluir
  11. Ola. Eu tenho 4 matador max d 15' numa scenic 4 corneta seleniun d200 e dois twiter hinor 120 rms. Falta algo no som?

    ResponderExcluir
  12. Amigo tenho um boog de 1000 mas percebi que o cooler dw nao funcionou hj. Ele so é ativado quando o modulo esquenta ou nao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Assim que ela é acionada, se o Cooler for Interno ele já liga. Vlw

      Excluir
  13. em casa... que fonte seria nescessaria pra empurrar um tl-1800 taramps ?
    e qual modulo tocaria a potencia exata de um bicho papao de 12'' 550rms ?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  14. tenho um SSL 1200 empurrando um cara preta 400 e 4 69, pelo fato dele ser de 1200 era pra empurrar tudo legal mais nao empurra e esquenta muito e entra proteção me ajude ai rapeis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confere a impedãncia, quanto maior, menor a potencia sonora fornecida. Não quer dizer que ele fornece 1200 que ira oferecer 1200 a 2, 4, 8 ohms. #Ficaadica

      Excluir
  15. ola amigos eu tenho um taramps TL-1200 tocava 4 d200 selenium numa boa
    mais agora eu coloquei umas d250x eu turbinando ele tocaria umas 3 dessas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc casar as Impedãncias todas certinha toca até 10 cornetas... Vlw qualquer coisa estou a disposição

      Excluir
  16. Leigo no assunto, pois tenho buscado informação pelos fóruns.Estou pensando em dar um grau no som, mas bem moderado.A intenção é colocar um Sub pioneer 310 bobina dupla e um par de 6x9 de 80rms (interno)e dois nas portas.Agora resta a duvida.Que módulo colocar? Taramps Tl 1800? Falcon 1500T? Hurricane 4.250?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá. Pioneer= 400w rms + 2 6x9= 160 rms + dois portas + ou - 100 rms. Total 660 rms certo?
      Coloque um módulo de 900 rms que irá tocar bem. Um Soundigital SD1000.1d seria uma excelente escolha. A disposição..

      Excluir
  17. Porque meu modulo so funciona se eu colocar a mão nele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confere se o cabo remote está mal apertado ou encostando no GND ou cabo negativo do modulo. A disposição

      Excluir
  18. Wu tenho um booster de 1500 RMS e vou instalar 3 collers grande nele, em umas 3 hs tocando ele frita e ta td ligado certo, impedância casada,, tudo certo, é dele mesmo q não aguenta

    ResponderExcluir
  19. Olá amigos tenho um booster que estava tocando normal aí começou a rede queimado eu desliguei mais o canal que estava tocando o sub ficou baixo e com o som roco vcs poderiam me ajudar obrigado

    ResponderExcluir
  20. Olá amigos tenho um booster que estava tocando normal aí começou a rede queimado eu desliguei mais o canal que estava tocando o sub ficou baixo e com o som roco vcs poderiam me ajudar obrigado

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho 2sub de12 spayder trio 300 rms cada 4 cornetas e 2 super twieter e um modulo taramps 1500tl esquenta muito pirque sera

    ResponderExcluir
  22. Ola tenho um power one de 2400 2 bravox emborrachado de 200 a 300 e 6 corneta certeza que meu modulo aguenta tocar so depois que estalei uma vez aumentei mto ele esquentou demais e saiu fumaça do negativo oq pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. N tenho total certeza mas pode ser o aterramento. Ou entao cabos velhos. Ligue na bateria o negativo e ver se acontece novamente. Ligue apenas para teste ,n passe pelo carro inteiro. Se continuar compre um fio de bitola maior.

      Excluir
  23. Fala aí galera tokuma dúvida tem um Módulo B Buster hbm 2300 e ele já vem com cooler de fábrica mas quando ligo o o módulo os cooler não acionam o que pode ser??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estiver na garantia leve o módulo para ela. Se não, abra o módulo e veja se os fios estão soltos ou então se está passando energia para os coolers. Se não tiver nenhum desses problemas, retire os fios dos coolers e liga eles com o fio negativo no fio que vem da bateria e o positivo dos coolers no remote do módulo. É só identificar os fios dos coolers, corta los, emenda los e depois liga los como descrevi acima. Agora é só curtir com o módulo fresco... vlw flw

      Excluir
  24. Boa noite
    Tenho um Modulo explosound xm2600
    Tenho um sub buster 600 rms
    Duas cornetas falcom 100 rms cada
    Dois twiter 100 rms cada
    Dois 6x9 110 rms cads
    Posso ligar tudo
    Ou oque posso ta ligando

    ResponderExcluir
  25. Eu tenho um módulo Hurricane de 1000rms, pra tocar 2 pioneer de 400rms cada, mas num volume médio em questão de meia hora o módulo corta o som, e fica numa temperatura altíssima, consigo resolver isso com os coolers, ou é o módulo que é ruim, ou então está com algum defeito, ps: o som e o módulo são novos, tem apenas 2 dias de quase uso.

    ResponderExcluir
  26. Eu tenho um módulo Hurricane de 1000rms, pra tocar 2 pioneer de 400rms cada, mas num volume médio em questão de meia hora o módulo corta o som, e fica numa temperatura altíssima, consigo resolver isso com os coolers, ou é o módulo que é ruim, ou então está com algum defeito, ps: o som e o módulo são novos, tem apenas 2 dias de quase uso.

    ResponderExcluir
  27. Eu tenho um taramps 5.0 kw ela ta gastando muita bateria e ela funcia um pouco e mesmo com o som baixo ela desliga e entra em protecao sonque o cooler nao ta funcionando pode se isso o defeito!?

    ResponderExcluir
  28. olá, eu possuo um som legal em meu carro.. mas de uns dias pra cá, ele começou a pular faixas de musica como se fosse um CD riscado, pensei q fosse o aparelho cheguei a trocar, porem o problema continuou...
    alguém me de uma luz, alguém sabe o que poderá ser?

    ResponderExcluir
  29. tenho um modulo pyramid PB670GX 1000w PMPO e queria tocar 4 D250x sera que ele da conta desses 4 drivers x?

    ResponderExcluir
  30. Olá amigo boa noite tenho 2 alto falantes de 12 ssL bobina dupla eles endicam cada 1 2000W qual a potesia original e para tocar qual modolo a potensia que eu uso de modolo eles são forte me email e MOISESVERDAO737@GMAIL.COM memanda a resposta muitisemo obrigado des de ja valeu amigo.

    ResponderExcluir
  31. Olá amigo boa noite tenho 2 alto falantes de 12 ssL bobina dupla eles endicam cada 1 2000W qual a potesia original e para tocar qual modolo a potensia que eu uso de modolo eles são forte me email e MOISESVERDAO737@GMAIL.COM memanda a resposta muitisemo obrigado des de ja valeu amigo.

    ResponderExcluir
  32. estou com modulo de 250w ou seja 125w cada canal tava com problema em um canal tava esquentado troquei o transistor ta normal agora .... depois foi a vez do segundo canal so que troquei e continua alguem sabe o que ... uso 2 6/9 de 120 tem 2 anos que tenho começou apresentar esses problemas agora

    ResponderExcluir
  33. Oi tenho um rex 800 qual o modulo mais em conta para tocar blz

    ResponderExcluir
  34. bom dia,eu tenho um modulo novik neo 1404,fui instalar ele no meu carro conforme o manual e instalador,assim que liguei o cd palyer eu percebi que começou a sair uma fumaça do lado do fio negativo,sendo que na hora que liguei.. pergunto será por causa da aterração?ou o fio da bateria já que são os de 21mm?meajudem

    ResponderExcluir
  35. Eu tenho um piramid pb600px quando eu aumento o volume ele entra em proteção o que faço que peças eu troco...obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Não tem a ver com sua pergunta. Comprei um NVK-2502 só que não tem manual, nem sei se seu manual serviria, mas poderia me arrumar uma cópia ou até mesmo pro um preço? Pois não acho nada na net. Obrigado.

      Excluir
  36. Boa noite amigo, comprei um módulo b-booster be2100 1500rms, estar tocando sud bicho papão 600rms, drive de 50 trio é Twitter 100 rms estar ligado em Bridge e estar esquentando muito mesmo baixo e estar armando a proteção.

    Oq posso fazer para que não aconteça isso mais????

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Desculpe modulo booster 3000w 1500 rms 4 canais BA 2100.4 drive D250 trio Twitter 100 rms

    ResponderExcluir
  39. Amigo tenho uma banda 2500 mas numca vi o cooler funcionar sera se tem q atingir uma certa temperatura?

    ResponderExcluir
  40. Amigo tenho uma banda 2500 mas numca vi o cooler funcionar sera se tem q atingir uma certa temperatura?

    ResponderExcluir
  41. bom dia,gostaria de sabe pq modulo taramps liga certinho mais na hora que eu conecto o fio do falante ele torra o falante como tivesse mandando 12 volts

    ResponderExcluir
  42. Opa, tenhoum roadstar 2.300 watss e um som com 4 cornetas , 2 tuitas , e 2 bocas de 12 com alguma coisa dupla kk , não entendo tanto , acham q toca tranquillo pq foi isso que os caras me falaram
    ??/

    ResponderExcluir
  43. Eu tenho 1k5 e tá esquentado muito e parando de toca pode ser problema no modulo?

    ResponderExcluir
  44. Manow tenho módulo Booster 1500rms 4 canais, ligando em uma caixa trjo corneta 100rms selênio e tuiter 100 selênio e sub wooffer de 800rms Matador
    Tocou durante 1 semana ai fui mexer no crossover e deixei rolando derepente esquentou e entrou em proteção e n saiu mais nem eu tirando tudo e só deixando ele ligado sozinho ainda continua oq pode ser, quanto custa valor , n me diz pra levar em autorizadas .

    ResponderExcluir
  45. Manow tenho módulo Booster 1500rms 4 canais, ligando em uma caixa trjo corneta 100rms selênio e tuiter 100 selênio e sub wooffer de 800rms Matador
    Tocou durante 1 semana ai fui mexer no crossover e deixei rolando derepente esquentou e entrou em proteção e n saiu mais nem eu tirando tudo e só deixando ele ligado sozinho ainda continua oq pode ser, quanto custa valor , n me diz pra levar em autorizadas .

    ResponderExcluir
  46. Tenho um módulo Soundigital evo 1200rms 1 canal, 1 ohms, uso ele pra tocar 4 Triaxial Pioneer 6/9 4 ohms, e 3 tweeter JBL 8 ohms, daí fiz uma ligação em série nas Triaxial pra dá 16 ohms e liguei em paralelo os tweeter pra dá 2,6 ohms, daí liguei juntos em paralelo no módulo, Triaxial + tweeter. Fiz um cálculo aqui, deu 2,2 ohms, não sei se tá certo isso, alguém aí puder me ajudar eu agradeço. Meu módulo esquenta um pouco além do normal com isso.

    ResponderExcluir

Postagens populares

Pesquisar este blog