Meu alto-falante não rende / bate pouco

As principais causas podem ser a escolha incorreta do amplificador, inversão de polaridade ou cancelamento grave, caixa construída fora da especificação, fixação inadequada, distorção em alto falantes menores.




1 - Escolha incorreta do amplificador

Prováveis soluções: Ler as especificações técnicas do amplificador para saber se o mesmo é compatível com os alto falantes a serem instalados, em relação à potência e impedância. No mercado de som automotivo, encontramos amplificadores de vários tipos e categorias tanto em potência quanto em número de canais. E.: Stereo 2 canais, 4 canais, modelos específicos para subwoofers e amplificadores conjugados que consistem em um mix (stereo e mono) em um único gabinete. Como exemplo temos amplificadores de 3 canais, 5 canais e do tipo mosfet que são amplificadores mais sofisticados pois possuem normalmente controles de corte de freqüência (crossover) e controle de ganho. Estes modelos são dotados de sistema bridge que possibilita a ligação stereo e mono simultâneo. Seguindo estas indicações, procure utilizar o amplificador ideal para obter o maior rendimento de sua instalação.



Obs.: Sempre procurar amplificadores com potência cerca de 10% menor do que a dos alto falantes.



2 - Inversão de polaridade ou cancelamento do grave

Prováveis soluções: Primeiro acione o balanço do CD, mudando para a direita e para esquerda, um dos lados provavelmente reproduzirá mais graves do que os dois juntos, indicando que há uma inversão de polaridade. Verifique as conexões dos aparelhos (CD/Toca fitas, amplificadores e divisores) e certifique-se que as polaridades estão corretas; proceda do mesmo modo em relação aos alto falantes. Os subwoofers de bobina dupla podem apresentar inversão de polaridade de fábrica. Na sua construção observamos quatro enrolamentos em um único corpo separados em duas vias ou quatro terminais.



Obs.: No caso específico do modelo HS 1100 - Amplificador de cinco canais, deve-se tomar cuidado para que não haja inversão de polaridade na conexão dos canais de entrada traseiros. Eles estão interligados diretamente ao subwoofer. Se houver esta inversão, automaticamente ocorrerá o cancelamento das freqüências baixas.



3 - Caixa construída fora de especificação

Prováveis soluções: Seguir o manual do alto falante pois nele consta informações necessárias para que você construa a caixa adequada e de acordo com o modelo escolhido para o projeto. Caso não disponha do manual, seguem abaixo algumas dicas:



Entre em contato com o fabricante para que ele oriente você quanto ao volume ideal para a construção da caixa. Caso você queira sintonizá-la utilizando programas que simulam caixas, utilize como base a caixa recomendada. Use madeira de boa qualidade (MDF compensado naval), com espessura entre 15 e 20 mm; medidas menores podem causar vibrações devido a pressão interna a que é submetida. É necessário parafusar e colar para aumentar a rigidez vedando sempre todas as junções de madeira com massa plástica ou silicone para evitar vazamento.



4 - Fixação inadequada

Prováveis soluções: Sempre fixar os alto falantes em superfície plana para evitar vazamento, utilizando todos os furos destinados à fixação para não entortar a carcaça o que pode até mesmo causar o travamento da bobina. Quando for apertar os parafusos de fixação, recomenda-se fazê-lo de forma cruzada.



Para instalação em locais originais, utilizar o suporte correspondente e, no caso de construção em madeira, procure dimensionar o mais próximo do original.



5 - Distorção em alto falantes

Prováveis soluções: Sempre adequar a potência do amplificador com a do alto falante utilizado. Para alto falantes mid bass, triaxial de 4, 5 ou 6 polegadas normalmente se utiliza capacitor de 100 µ x 100 v para reduzir as freqüências baixas isto é, os graves. Quando se utiliza o kit duas vias, o corte é efetuado pelo crossover que acompanha o conjunto, dispensando o uso do capacitor.



Nos subwoofers a distorção torna-se mais comum quando instalados em locais inadequados. Os casos mais comuns são: subwoofer destinado à caixa instalada em free air (tampão) ou caixa do tipo trio elétrico, que tem características específicas para sistema de som dimensionado para tocar ao ar livre, que normalmente são bem maiores e a sua sintonia é feita para atingir uma distância maior.

20 comentários:

  1. Boa noite!!! Meu explosound 3600, conhecido como caveirinha ta esquentando muito e também fica com uma parde do LED fraca ate apagar totalmente e quando ele vai esquentando o som vai ficando destorcido ate ficar bom. Qual o procedimento que devo tomar? AGRADEÇO!!

    ResponderExcluir
  2. Ola boa noite ..queria um ajuda estou com um problema e nao esta nada facil de resolver ..
    è o seguinte eu tenho 4 pioneer w308d2 todos com as bobinas em serie e depois todos em paralelo fechando um ohm ...um potencia roadstar 1600 d ...o som toca file ...mas os altofalantes estao tocando para dentro ..ja conferimos as polaridades das ligaçoes deles !
    dai resolvi ir eliminado cada coisa comprando tudo novo ....dai comprei uotro toca cd pionner coloquei a bateria de 170a por umja moura de 200a ..coloquei mega capacitor ..troquei os alto falantes por w310s4 troquei a potencia por uma spark 1500 d e acredita que ainda continua com o defeito ....so me restpou trocar os cabos rca , a caixa ou os fios do alto falante ...o que que vc acha disso ??? pode ser pq os rca estao passando junto com o cabo da bateria ??? desde ja agradeço!!

    ResponderExcluir
  3. Qual alto falante bate mais o subwoofer ou o woof?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da sua finalidade, se você procura por um som interno de qualidade, pra tocar aquele subgrave com muito spl (aquele que te faz tremer o peito), o mais indicado é o subwoofer, pois toca em baixas frequências. Agora se seu objetivo é tocar de mala aberta ou em uma pick-up por exemplo, o mais indicado é o woofer, sendo que a caixa ideal pra esse projeto é a dutada.

      Excluir
  4. Qual alto falante bate mais o subwoofer ou o woof?

    ResponderExcluir
  5. Tenho um amplificador Yazbek y2 áudio dpa 1500 de 4canais de 2 ohms que faz bridge a 4 ohms fornecendo 340rms (real), daí adquiri um subwoofer DD 312s4 (12" 350rms bobina simples 4 ohms) que está montado em uma caixa dutada de 45 litros.

    Porém mesmo com todas as regulagens do amplificador e do player no máximo, ele não dá um grave satisfatório, excursiona que é um absurdo, porém só sai vento do duto.

    Pra ter uma noção, não abafa nem os alto falantes originais das portas que estão ligados direto no player.

    O que será que está acontecendo? Já tive 1 pioneer ligado em uma gold-séries de 800w pmpo (muito inferior a y2 áudio) que reproduzia graves que tremia o carro, já esse não treme nem o retrovisor.

    Se alguém puder responder ficarei grato.

    ResponderExcluir
  6. Como devo regular meu modulo caverinha de 3600 para q os dois alto falantes bata da mesma forma?

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, comprei um crossover px1 da expert, e notei algo, tenho uma caída de médio grave com, 2 woofers de 8 e duas cornetas de titânium, as cornetas tocam certas, (mesma altura e tipo de som) por em woofers não, um toca mais do que o outro e o que toca mais solta a voz do artista e o outro não, coloquei o cabo que vem do rádio direto no modulo e aí os woofers tocaram iguais, mas pelas saídas do crossover não, já inverti os cabos no cros, já troquei os cabos, a configuração de corte nele está adequada, dos 125 aos 1500 hzs, atenuação de - 24db, ataque em 4ms, delay em 9, e o equalizador está como padrão de fábrica, o que pode ser, poderia me orientar? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, comprei um crossover px1 da expert, e notei algo, tenho uma caída de médio grave com, 2 woofers de 8 e duas cornetas de titânium, as cornetas tocam certas, (mesma altura e tipo de som) por em woofers não, um toca mais do que o outro e o que toca mais solta a voz do artista e o outro não, coloquei o cabo que vem do rádio direto no modulo e aí os woofers tocaram iguais, mas pelas saídas do crossover não, já inverti os cabos no cros, já troquei os cabos, a configuração de corte nele está adequada, dos 125 aos 1500 hzs, atenuação de - 24db, ataque em 4ms, delay em 9, e o equalizador está como padrão de fábrica, o que pode ser, poderia me orientar? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  9. Estou com um problema tem 2 live 15 tomahawk 1000rms cada toca eles uma 2k5 o som está mei xoxo oque fazer

    ResponderExcluir
  10. Estou com um problema tem 2 live 15 tomahawk 1000rms cada toca eles uma 2k5 o som está mei xoxo oque fazer

    ResponderExcluir
  11. Tenho dois pro spyder 800 rms um está tocando normal o outro está meio xoxo o que será pode ser, sendo que os dois foram recondicionados recentemente.

    ResponderExcluir
  12. porque meu som sai pouca voz e o som da musica sai normal?

    ResponderExcluir
  13. Boa noite tenho uma paioner na caixa trio só que ela bate pra dentro alguém sabe me dizer o motivo ?

    ResponderExcluir
  14. Bom dia nao sei se o blog ainda esta ativo mais ve se podem me ajudar...
    Meu home theater de computador 5.1 Funcionava muito bem, quando derrepente, começou a fazer um barulhao tipo (BOOOOOO) Resolvi abrir lo e notei que seu Capacitor estava com a solda quebrada, Entao eu a Refiz, porem o (BOOOOO) acabou mas, minutos depois enquanto assistia GOT notei que o Subwoofer estava "parando" (ELE NAO PAROU APENAS FICOU COM O SOM BAIXO) resolvi entao trocar o capacitor 3,300 uf 16V Co -40 +105° Fui a loja de eletronicos e o homem me vendeu uma 3,300 uf (25V) Co -40 +105° com uma voltagem maior, ele me disse que serveria igual, porem eu troquei e o problema persiste o audio do Subwoofer continua saindo baixo como de uma caixa pequenas nao tem mais o impacto e a potencia,ja testei as caixas em um radio e estao todas funcionando nao sao os altofalantes, o que eu faço tem soluçao ?

    ResponderExcluir
  15. ola tenho um amplificador de 2000rms por canal e 1000rms tem um canal que bate menos pula muito meu alto falante o que eu faço ajudem obg.

    ResponderExcluir
  16. ola tenho um amplificador de 2000rms por canal e 1000rms tem um canal que bate menos pula muito meu alto falante o que eu faço ajudem obg.

    ResponderExcluir
  17. ola tenho um amplificador de 2000rms, ele puxa 1000rms por canal um canal bate menos e pula mais parece que fica forçando me ajudem por favor obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite, preciso de ajuda. Tenho um sub bombBo 8" 200w RMS que sempre tocou um grave gostoso em baixo do banco. Acontece que ao trocar o radrá ele não tá tocando quase nada. Ja tentei todo tipo de ajuste, no rádio, na força (sondigital 400 4D)... Alguém pode me dizer o que tá acontecendo?

    ResponderExcluir
  19. Ford Escape Titanium | Technological Tools
    Ford Escape Titanium is an advanced technology developed for the production titanium trim walmart of titanium oxide formula a new, fully authentic casino in the beautiful and secure world cerakote titanium of S.B.I.A.. titanium trimmer as seen on tv The 2017 ford focus titanium

    ResponderExcluir

Postagens populares

Pesquisar este blog