D405 ou várias D250X ? | Melhor Custo X Benefício em Drivers

Quem nunca se deparou com a situação onde o mais barato parece ser milagrosamente a melhor opção?

No mundo do som automotivo situações como esta são muito frequentes, para te ajudar a fazer a escolha certa vou mostrar a diferença entre os custos e os resultados dos drivers.



D405 custa cerca de 5 vezes o preço de uma D250X, porém na sua especificação diz ter a mesma potência em RMS, então o que levaria alguém a comprar um Driver 5x mais caro e da mesma marca?

A respostá é: Frequência!
Drivers que utilizam reparos maiores conseguem responder em frequências mais baixas resultando em um som mais limpo e encorpado, produzindo um médio com um timbre mais bonito e com muita qualidade!


Se vc não liga muito pra qualidade mais gosta de 'cobrir' o som dos outros em campeonatos ou por diversão mesmo, também vale dedicar uma atenção especial aos drivers maiores.

O SEGREDO
Já vi muita gente aplicando a mesma potência na D405 que na D250X e reclamando que é ficou quase a mesma coisa, sendo que uma D405 bem alimentada num Bridge dum Power One por exemplo, cobre com facilidade umas 5 D250X.
Embora a D405 tenha a mesma potência estampada na embalagem que a D250X, a D405 suporta sem choro e vela uns 300 RMS com um Cross 24db/8ª cortando de 500 hz a 12 Khz, então para fazer ela 'dar' tudo que tem joga potência sem dó que ela não queima fácil não e sai de perto porque o bicho pega... já a D250X queima atoa se aplicar mais de 100 RMS com o mesmo corte.


Outro fator importante de se observar é o diâmetro do reparo, o reparo da D250X tem 50 mm de diâmetro enquanto o da D405 tem 100 mm, ou seja, o reparo da D405 engole vários da D250X e ainda...o rendimento final da D405 também é maior, pois não se perde som em forma de calor como acontece na D250X porque ela responde a todas as frequências médias enquanto a D250X responde em picos e o resto da curva de frequencia que ela não responde bem é transformado em calor.

PS: Citei os drivers D250X e D405 porque são os mais conhecidos no mercado, mas esta regra se aplica a drivers de outras marcas, observando as mesmas características que foram usadas para realizar essa comparação.


Conclusão:

Se quiser um som equivalente a mais que 5 D250X, opte pelas D405, é um Custo x Benefício e rendimento muito maior, e para tirarem suas prórpias conclusões, vejam este vídeo onde a Montana está com apenas 6 D405 (bem alimentadas) contra 24 D250X mais 4 D405 (mal alimentadas) da Saveiro.


7 comentários:

  1. bruno serio possível vc entra em contato comigo por Email tenho umas duvidas já monteis uns 3 som de carro mais nem um ficou como eu queria.

    ResponderExcluir
  2. muito boa explicação amigo! gosteii parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade tudo oque foi dito ,inclusive já uma video demonstração e a ideia é essa mesma e quanto ao Power one'esse e um monstro, utilizo a 9 anos .

      Excluir
    2. Verdade tudo oque foi dito ,inclusive já uma video demonstração e a ideia é essa mesma e quanto ao Power one'esse e um monstro, utilizo a 9 anos .

      Excluir
  3. um modulo 650 rms da stesom toca bem duas d405 ou falta forca

    ResponderExcluir
  4. Uma roadstar roxa da conta de tocar uma 405trio??

    ResponderExcluir

Postagens populares

Pesquisar este blog