D405 ou várias D250X ? | Melhor Custo X Benefício em Drivers

Quem nunca se deparou com a situação onde o mais barato parece ser milagrosamente a melhor opção?

No mundo do som automotivo situações como esta são muito frequentes, para te ajudar a fazer a escolha certa vou mostrar a diferença entre os custos e os resultados dos drivers.



D405 custa cerca de 5 vezes o preço de uma D250X, porém na sua especificação diz ter a mesma potência em RMS, então o que levaria alguém a comprar um Driver 5x mais caro e da mesma marca?

A respostá é: Frequência!
Drivers que utilizam reparos maiores conseguem responder em frequências mais baixas resultando em um som mais limpo e encorpado, produzindo um médio com um timbre mais bonito e com muita qualidade!


Se vc não liga muito pra qualidade mais gosta de 'cobrir' o som dos outros em campeonatos ou por diversão mesmo, também vale dedicar uma atenção especial aos drivers maiores.

O SEGREDO
Já vi muita gente aplicando a mesma potência na D405 que na D250X e reclamando que é ficou quase a mesma coisa, sendo que uma D405 bem alimentada num Bridge dum Power One por exemplo, cobre com facilidade umas 5 D250X.
Embora a D405 tenha a mesma potência estampada na embalagem que a D250X, a D405 suporta sem choro e vela uns 300 RMS com um Cross 24db/8ª cortando de 500 hz a 12 Khz, então para fazer ela 'dar' tudo que tem joga potência sem dó que ela não queima fácil não e sai de perto porque o bicho pega... já a D250X queima atoa se aplicar mais de 100 RMS com o mesmo corte.


Outro fator importante de se observar é o diâmetro do reparo, o reparo da D250X tem 50 mm de diâmetro enquanto o da D405 tem 100 mm, ou seja, o reparo da D405 engole vários da D250X e ainda...o rendimento final da D405 também é maior, pois não se perde som em forma de calor como acontece na D250X porque ela responde a todas as frequências médias enquanto a D250X responde em picos e o resto da curva de frequencia que ela não responde bem é transformado em calor.

PS: Citei os drivers D250X e D405 porque são os mais conhecidos no mercado, mas esta regra se aplica a drivers de outras marcas, observando as mesmas características que foram usadas para realizar essa comparação.


Conclusão:

Se quiser um som equivalente a mais que 5 D250X, opte pelas D405, é um Custo x Benefício e rendimento muito maior, e para tirarem suas prórpias conclusões, vejam este vídeo onde a Montana está com apenas 6 D405 (bem alimentadas) contra 24 D250X mais 4 D405 (mal alimentadas) da Saveiro.


2 comentários:

  1. bruno serio possível vc entra em contato comigo por Email tenho umas duvidas já monteis uns 3 som de carro mais nem um ficou como eu queria.

    ResponderExcluir
  2. Esse é o Powertonix de 18"???????

    ResponderExcluir

Postagens populares

Pesquisar este blog

Carregando...