Como escolher o melhor Woofer / Subwoofer Conforme necessidade do meu projeto

Como pela internet fica difícil de ter uma noção do som que cada alto-falante emite, resolvi realizar alguns testes comparativos e compartilhar com vocês o resultado. Para realizar o teste utilizei como parâmetros em comum: o tamanho do alto-falante, a faixa de potência em RMS, a resposta de freqüência e a principal aplicação no mercado.





Os alto-falantes escolhidos para o teste são os mais utilizados da categoria ‘som para fora’ ou ‘trio elétrico’, são eles todos de 18”:



- Selenium Tornado 1100 RMS;



- Eros Target Bass 1500 RMS;



- Tomahalk Live 1000 RMS;



- Powertonix Hunter 1200 RMS;



- Hinor Batstaka 2k5 1250 RMS.







Como através de Vídeos fica muito superficial a aferição e a impressão que se tem é que todos tocam igualmente, o que confunde o internauta ao invés de esclarecer suas dúvidas. Então realizei os testes e salvei os gráficos que foram gerados pelo software de aferição e darei sugestões para a aplicação de cada um.



Todos foram testados com a mesma faixa de freqüência e no mesmo volume numa caixa com 3 dutos de 4” por 20 cm de profundidade com o volume de 120 litros e o teste para cada alto-falante teve uma duração de 45 segundos varrendo as freqüências de 20 até 150 Hz, utilizei um Soundigital SD 12000 com o ganho reduzido para não queimar os alto-falantes aplicando cerca de 1600 RMS, fiquei surpreso com o resultado:









Qual é o melhor?



Em meus comparativos não procuro dizer qual é o melhor em geral e sim dizer qual é o melhor para cada aplicação, sendo assim classifiquei cada alto-falante para uma finalidade, isso auxiliará você decidir de uma forma clara qual lhe atende melhor ao invés de comparar somente o rendimento final de cada um.



- Selenium Tornado:



Ideal para responder tanto como woofer ou subwoofer, tem uma resposta plana entre 60 a 110 Hz. Ele tem um subgrave um tanto característico, o hinor que respondeu alguns décimos de db a mais que ele e tem uma curva de resposta parecida não emitiu aos ouvidos humanos o mesmo tipo de som do tornado.



- Eros Target Bass:



Um canhão pra disparar alarmes, ultrapassando a casa dos 120 db em 60 e 70 hz, ideal para quem gosta de brincar de disparar alarmes.



- Tomahalk Live:



Tocou muito bem quando no meio do teste começou a feder e parou de tocar na casa dos 100 hz atingindo apenas 119,8 db antes de queimar, mas ainda sim é um bom woofer para quem não exige potência extrema do alto-falante com uma curva de resposta plana.



- Powertonix Hunter:


Foi o “recordista” da pressão sonora atingindo 125,1 db na casa dos 90 hz, indicado para competição, paredões e principalmente para quem gosta de ouvir músicas de grave intenso como Funk Automotivo, Hip-Hop, Sertanejo Universitário e musica eletrônica com o porta-malas aberto.



- Hinor Batstaka 2k5:



Muito parecido com o Tornado porém tem uma sensibilidade maior e bateu o selenium respondendo 0,3 db a mais que ele. Também é ideal para ser usado como woofer e subwoofer.

 
 
Agora é com vocês, comentem a vontade!

29 comentários:

  1. Queria saber Eu quero comprar 4 Sub... Bons para disparar alarmes sabe som para tremer tudooo Queria 1 dica :/ ' queria dicas se com 4 eu devo usar corneta ou meia nove etc ':

    ResponderExcluir
  2. n consigo achar woofer 2 ohms ou 4+4 de 600 a 800 rms,n conhece nenhum bom pra me indicar.

    ResponderExcluir
  3. @KATUÇABA Pede o Powertonix Plus por encomenda vc consegue ele com 4 + 4 Ohms!

    ResponderExcluir
  4. curti de mais mano deu pra enteder oq eu qero pro meu som vlw aae (:

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. ai vai depender do tipo de alarme o do meu cunhado ja desparou uma vez eu aconselho um um pouco mais fraco

      Excluir
  6. este software de aferição tem pra download? Disponibiliza pra gente? É so baixar colocar no notebook e testar com o microfone ja embutido do nolte?

    ResponderExcluir
  7. que litragem devo usar no target3k de 15"? e qual o melhor duto, redondo,triangular,ou tipo canaleta?. quero um grave de tremer tudo.

    ResponderExcluir
  8. tenho um 2k5, e quero saber se 2 uxp da bravox, mas eu tenho medo de gastar com falante erado alguem pode me ajudar por favor...

    ResponderExcluir
  9. uns 4 pioneer 309 d4 dispara uns alarme ?

    ResponderExcluir
  10. ola amigo quero conprar 8 woofer da alpha khromos de 1200 rms vc axa q ele toca bem estou fazendo um paredao o q vc mimk diz elas toca bem como a Powertonix Hunter obrigado aguardo respostas

    ResponderExcluir
  11. a amigo as alpha khromos sao de 18 polegadas

    ResponderExcluir
  12. AMIGÃO, PRECISO MUITO DE CONSELHOS...
    QUERO UM SOM PRA TOCAR PRA FORA, QUERO ARREBENTAR, NO SOM...
    TENHO UM HONDA FIT, COMO A MALA É GRANDE EU QUERIA COLOCAR DOIS DE 18' DA SELENIUM DE 2200 RMS MAIS ESSE SÓ É SUB NÉ? AMIGO ME AJUDA.
    OUTRA COISA É QUE EU NÃO QUERIA JARRÃO POIS EU ACHO QUE ESSE JARRÃO NAO TEM QUALIDADE NENHUMA DE SOM, EU TAVA PENSANDO EM D405 COM CORNETAS DE ALUMINIUM QUANTAS DESSAS JÁ SERIA O SUFICIENTE ?
    JÁ OS MODULOS VOU COLOCAR O QUE FOR PRECISO PARA AGUENTAR E NAO QUEIMAR FÁCIL...

    AMIGÃO ME PASSAR SEUS CONTATOS PARA QUE EU POSSA LIGAR PRA VC RAPIDAO E TE PERGUNTAR ALGUMAS COISAS ???

    mairlonmacedo@hotmail.com

    mairlon2007@gmail.com

    https://www.facebook.com/mairlon.macedo

    101*24958

    13 78262322

    ResponderExcluir
  13. Preciso de uma ajuda. Quero montar um som que não ocupe muito espaço. Tou pensando em colocar dois subwoofer nas laterias da mala com caixa de fibra. Ficaria com um som bom ele com ímã virado para fora? E o que poderia adicionar nesse som, quantos twitteres? Colocar algum woofer ou midranger?
    Agradeço a ajuda

    ResponderExcluir
  14. Bom tarde Bruno, sou de Bauru int de SP, acabei de adquirir um HB20 e irei montar um som para ele, estou montando um projeto, se puder me ajudar, em questão de perder a mala nao tem problema, pois vou retirar a caixa quando precisar usar a mala, estou pensando em gastar R$4000,00 +/-, e pelos poucos conhecimentos que tenho de som automotivo pensei na seguinte combinação 1 – Aparelho Pioner golfinho mais novo que tem agora, 1 par de falantes na porta da frente e 1 par de falantes na porta de traz (ja não sei que marcas poderia por, gostaria que fosse um falante que quando eu erguer bem o som eles não comecem a xiar, o que indica? para esse projeto), 1 par de driver(corneta) selenium d250x, 1 par de supertwiters selenium tambem, e 1 modulo para esses stereos que tambem não sei qual vai combinar se puder me dar uma dica( pensei em um taramps ou banda ice sei la da uma dica ai) essa parte até ai é a parte da “gritaria” certo kkkk ai pensei em colocar 1 par de subwoofer de 10″ (PARA FALAR, não pensei em nenhuma marca especifica se puder sugerir, tambem não sei se tenho que por um modulo separado para esse par FALAR, como devo fazer?) e para finalizar 1 par de subwoofer selenium tornado 12″ para bater, (tambem não sei que modulo colocar, pensei em um taramps 2k7 sei la da uma dica tambem) o que acha? me de dicas do que moficar sei la, quero que fique perfeito, para que eu possa erguer o som sem que fique aquela xiadeira, quero que fique o mais ignorante possivel dentro dos valores que pretendo gastar que sitei a cima, se tiver algo que fique um pouco mais caro, não tem problema, da as dicas ai, os 2 subwoofer de 10″ que eu disse que é so para falar é porque não gosto de ouvir um som que eu possa separar ao escutar os gritos dos graves, sabe, entao pensei em por os de 10 para falar groso digamos assim e equilibrar, preencher as frequencias, da uma ajuda ai, porque não quero torrar uma grana dessas para encostar um cara com um som de fundo de quintal e quebrar o meu, kkkkk, vlew kara otimo site vou acompanhar e postar meu projeto, abraços.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde. Gostaria de saber qual o sub compativel com o descontinuado subwoofer bravox endurance E2K 12D 2 de 500 watts de potência, já que os UXP power não tem a mesma batida. Obrigado.

    ResponderExcluir
  16. como deixar um woofer com batidas bem secas?
    eu to querendo usar 2 eros sds 2.4 ele produz batidas fortes e secas usando um stetsom 2k5 ?

    ResponderExcluir
  17. Faltou acrescentar as comparações o Oversound SUB800 ou SUB1000.

    ResponderExcluir
  18. Qual o mais indicado para variaçoes de musica nao so pancadao mas q faça um barulho legal. Eros 4.7k hammer ou o selenium 4000 todos de 15 pol

    ResponderExcluir
  19. faz tambem um teste desse com o bravox rave porque tem muita gente que fala que ele é melhor que tornado

    ResponderExcluir
  20. quem dos amigos já ouvio o subwoofer da JBL Vulcano, tocando e se é viável?

    ResponderExcluir
  21. To de olho no Nokaut e no Tornado.
    Para corneta, ultravox 150 rms ou D250 ou d250 Da selenium.
    Ultravox E muito mais barato. 71 reais, D250 $89 e $134 Trio. Ajuda to perdido, qual compensa mais, qual e melhor.

    ResponderExcluir
  22. Eu quero montar um som no porta malas do carro do meu pai eu ford edge como o porta malas e grande eu quero colocar dois selenium tornado 5000 de2500w cada e quatro subwoofer de 10" de 800w cada se eu dixar assim o grave vai ficar muito forte ou eu baixo o subwoofer ou tabom assim ... eu vou colocar quatro tweeter selenium 300w e quatro cornetas de 250w tabom assim ou tou errando alguma coisa vlw... esperando respostas obj....

    ResponderExcluir
  23. Caro amigo estou com uma duvida, qual indicação vc me daria a respeito de: 4 eros 3k 15" ou 18" + 2 taramps HD5000, ou 4 tornado 5000 15" ou 18" na mesma configuração.
    Qual seria a melhor opção?

    Lembrando o uso é em um porta mala veiculo(ZAFIRA)

    ResponderExcluir
  24. bom dia. estou na duvida entre dois modelos de alto falantes para o meu prisma 15/15 e gostaria de saber qual dos dois modelos voces me recomendaria, sendo que eu vou trocar os originais que veio de fabrica, só que eu não vou trocar a central multimídia mylink. os modelos são estes:Par de Alto-Falantes 6" Hurricane Quadriaixial H1 6.4 - 180 Watts RMS e Kit Alto Falante Bravox Triaxial 6 100w Tr6 U. ou vcs poderia me indicar outros e quais as marcas e modelos, tenho que colocar adaptador nas portas no caso de trocar os alto falantes originais por outros?

    ResponderExcluir
  25. Bom dia.Meu Nome é isaac,e queria muinto saber uma coisa.eu comprei uma saveiro supersurf e queria muinto montar um som para zuar nos finais de semana.tava querendo colocar 20 pioneer 311D4,e uma taramps T30.0k...e queria saber o voceis tem um pouco mais de experiencia com ele o que voceis me falam

    por favor,é urgente!!!!

    Meu whatsApp:(74)988223818

    ResponderExcluir
  26. já disparei alarme com apenas 400 RMS com um subwoofer kicker importado,. ou seja não precisa de muita potência, oque manda mais é uma caixa bem feita na sintonia correta pro falante, um corte preciso nos hrtz e uma boa alimentação para o módulo. e o resto é ser feliz :D

    ResponderExcluir

Postagens populares

Pesquisar este blog