Dicas para alcançar um bom rendimento do seu som

Para obtermos o máximo de rendimento de um sistema de áudio, devemos seguir algumas regras:

1 - Fiação: A fiação deve ser de bitola adequada à potência que vai ser aplicada. Use sempre terminais de boa qualidade para evitar perda de corrente.

2 - Amplificador: Instalar em lugar ventilado, para que o mesmo não superaqueça. Verificar se os terminais de alimentação estão bem conectados, principalmente no que diz respeito ao aterramento. Usar sempre alto falantes com potência similar às da saídas do amplificador. Quando houver controle de ganho independente, fazer com cuidado a regulagem para evitar diferenças entre os canais.

3 - Alto falantes: Alinhar corretamente as impedâncias. Fazer uso de corte de freqüência nos alto falantes de dimensões menores, de acordo com a resposta especificada no manual. Direcionar para o ouvinte os alto falantes médio e agudo e nas caixas de graves procurar a melhor posição no porta malas antes de fixá-las. Observar as características técnicas do subwoofer para saber qual a melhor aplicação.

Exemplos:
Subwoofer free Air: Alto falantes desenvolvidos para trabalhar com volume de ar maior. Ex.: tampão e painéis atrás do banco que utiliza o volume de ar do porta malas para auxiliar no controle de excursão do cone. Tem como principal característica a freqüência de ressonância alta. Na maioria das vezes são construídos com borda de tecido ou papel e conhecidos com cone seco.

Subwoofer para caixa: Alto falantes desenvolvidos para trabalhar com volumes menores tais como caixas acústicas. Normalmente são alto falantes de construção mais robusta, com conjunto magnético maior, borda de borracha ou espuma, centragem larga qoe proporciona maior deslocamento. Tem como característica freqüência de ressonância baixa e mais macia do que free air. Usa-se a caixa para controle da excursão do cone e sintonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Pesquisar este blog