- Como escolher peças para o meu primeiro som?

Quando alguém quer montar um som, é muito importante antes mesmo de pesquisar os preços, pesquisar os equipamentos que oferecem um melhor Custo x Benefício para o seu projeto, isto é, não achar que só pq ta comprando o mais caro e bonito que vai necessáriamente estar comprando também o melhor que pode com o seu dinheiro, um exemplo básico porém real é na hora de escolher um woofer ou amplificador, um exemplo é o woofer Powertonix Plus 800 Wrms de 15 pol. que custa hoje em dia cerca de R$:350,00 e um woofer Khromus Alpha 1000 Wrms de 15 pol. e que custa cerca de R$:330,00.

Então como devo escolher?...só ver o mais barato e mais potente e mandar brasa?...



Não!...não mesmo!... temos que observar também o fator RENDIMENTO ou SENSIBILIDADE do alto-falante, isto é, a quantidade de som que aquele alto-falante produz com cada watt que lhe é aplicado, ou seja: se o alto-falante de 1000 Watts possuir uma sensibilidade drasticamente menor que outro de apenas 800 Watts, o de 800 Watts irá bater muito mais mesmo tendo menos potência, pois o desperdício em forma de calor será muito menor e o aproveitamento maior.

Vejamos algumas considerações:

Khromus Alpha 1000 RMS com sensibilidade de 90 db/1W
Powertonix Plus 800 RMS com sensibilidade de 98,6 db/1W
Selenium Tornado 1100 RMS com sensibilidade de 92 db/2W

Agora que vc tem noção dos parâmetros importantes, qual desses você escolheria?


Só para finalizar vamos deixar bem clara a diferença de potência RMS e PMPO que também deixa muita gente confusa.

RMS = (real media squad) Potência real do alto-falante, ou seja: a potência que ele pode reproduzir por longos períodos de tempo sem que o mesmo se danifique.

PMPO = Potência Musical Para Otários (rs), ou para o fabricante que tenta enganar o consumidor (Peak Music Power Output) que tenta passar a idéia que o aparelho (alto-falante ou amplificador) suporta essa potência por um milésimo de segundo ou menos haha!

E agora vem a pergunta..."mais como que calcula a potência PMPO de um alto falante que só marca em RMS ou vice-versa?."

A resposta é simples: Não tem como, a potência PMPO nada mais é do que a potência real (RMS) multiplicada por um número qualquer que varie de 2 ao infinito...e não tem LEI que proiba o fabricante de usar essa estratégia de marketing a seu favor.

Agora voltando ao assunto de como escolher o (alto-falante ou amplificador), escolha sempre o que tem maior potência RMS e claro e maior sensibilidade, com o menor preço e exclusivamente com os amplificadores procure os que tem uma eficiência grande, ou seja, esquentam menos e produzem mais potência sonora (Classe D).

11 comentários:

  1. então ñ adianta comprar um brutus 18" 2400 1200rms quando o Alpha Khromus 1000 Wrms de 15" é menor e mais barato?????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poxa velho eu sou novo mais eu tou afim de entra nesse lançe de carro pow ai eu keria sabe mais ou menos se eu compro meu som todo tornado 25 tudo de qualidade e fasso um paredao fala ae

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. estou intalando meu primeiro som e tenho 2 bicho papão evolution 15" 650 Rms, 2 6/9 bomber dub, 2 super tweeter bomber 60 Rms e tenho somente 1 amplificador roadstar RS-v12 2000 watts. O que mais eu preciso para intalar esse som? pois sou leigo no assunto.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. tenho um som para trio
    2 Bruthus 2.400 18pol. 1.200rms
    2 medio grave 10 pol. 450w
    2 st300 selenium
    4 driver d250x
    1 modulo 2k5 stetsom
    1 modulo 4 canais h-buster 700rms
    1 bateria 165amperes da Freedom + bateria do carro 60.
    queria um projeto para mala do clio 4 porta 2002 hart com litragem boa para os Bruthus 1.200rms cada! me ajudem quero gravao pra fora!!
    e-mail hulkcassale@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. olá amigo,to querendo pro um som no meu gol,mais quero grave,passar na rua e tremer as casas rsrs
    qual é melhor pegar 2 Subwoofer Magnum Rex 12'' - 3000 Wrms,ou 2 Selenium Tornado 15 Subwoofer / Woofer Trio 15sw3a 1100w Rms?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu nao entedo muito ta mais eu posso le endiga o tornado 25 pesadao estronda tudo e tambem acaba com o soscego do povo e os alarmes dos outro kikiukikiju kkk e bom pow bota no youtube.com tornados graves

      Excluir
  7. GOSTARIA DE UMA AJUDA

    TENHO UM MODULO TARAMPS 2.0 2OHMS UM FALCOM F400M UM CROSSOVER ROADSTAR RS90 E UMA BATERIA GEL

    GOSTARIA DE APROVEITAR O MÁXIMO DENTRO DO QUE EU JÁ TENHO

    GOSTARIA DE UM SOM FORTE DENTRO E FORA DO CARRO AQUELES QUE VAI LONGE COM QUALIDADE

    OQUE VOCÊS ME INDICÃO JÁ QUE DIZEM QUE TEM QUE SER MENOR QUE 1000RMS CADA OUTROS DIZER PODER SER MAIOR QUE 1000RMS

    ( ACHA QUE VAI FICAR FORTE COM QUALIDADE ME INFORME GRATO )

    AGRADEÇO

    ABRAÇO

    ROBERTO

    (011)3666.1338
    (011)7825.4281

    ResponderExcluir
  8. Tenho 2 uxp bobina dupla de 2ohms e está ligada num ampl. 1k6 1600 de 2ohms está casando certo?

    ResponderExcluir
  9. Olah migo! Estou com uma pawer one 2400w 4canais de 600w ..... E tenho 6falantes de 6polegadas 150rms e duas twits seleniun 100w .... Um tamnpao feito no classic , como devo ligar tudo e equalizar pra da toca bacana ate eu comprar uns subs e fazer um interno? Se puder me ajuda aew .... Vlw

    ResponderExcluir

Postagens populares

Pesquisar este blog